Capa -> Infra-estrutura -> Saiba se o seu provedor está fazendo traffic shaping por meio do software Glasnost…

Saiba se o seu provedor está fazendo traffic shaping por meio do software Glasnost…

Traffic shaping é um termo da língua inglesa (modelagem do tráfego), utilizado para definir a prática de priorização do tráfego de dados, por meio do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível.

De acordo com a Glastnost, os provedores que mais exercem traffic shaping, em ordem decrescente, são: Net, Oi, Vivo (Telesp Celular), GVT e Telefônica. A Net, obviamente, como todos sabem, é a campeã. Além de ser campeã em traffic shaping, ainda não faz parte do PTT.

Fiz um teste agora com a minha ADSL de 10 Mbytes/s da GVT em Luziânia-GO e obtive resultado positivo para o teste de bittorrent:

Screenshot 2015-07-24 03.21.19

Clique aqui para fazer o teste.

Quem souber de algum teste de traffic shaping pra streaming HLS na porta 80 via HTTP, favor avisar. É de meu interesse.

Preciso também de uma ferramenta que mostre se há traffic shaping para um determinado IP. Certa vez fui acessar um conteúdo e tudo era muito lento, mas aí tive a brilhante ideia de mudar o meu IP fixo para outro e fui atendido. Só foi o IP ser modificado e o conteúdo ficou rápido. Traffic shaping? Bingo! Não fique pensando que traffic shaping existe apenas em bittorrent.

Abraços a todos,

Sobre Rodrigo Calado

Rodrigo Calado é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília, co-fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional e pesquisador. Possui convicta paixão pela área de infraestrutura, ensino a distância, concursos públicos e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top