Traffic shaping é um termo da língua inglesa (modelagem do tráfego), utilizado para definir a prática de priorização do tráfego de dados, por meio do condicionamento do débito de redes, a fim de otimizar o uso da largura de banda disponível.

De acordo com a Glastnost, os provedores que mais exercem traffic shaping, em ordem decrescente, são: Net, Oi, Vivo (Telesp Celular), GVT e Telefônica. A Net, obviamente, como todos sabem, é a campeã. Além de ser campeã em traffic shaping, ainda não faz parte do PTT.

Fiz um teste agora com a minha ADSL de 10 Mbytes/s da GVT em Luziânia-GO e obtive resultado positivo para o teste de bittorrent:

Screenshot 2015-07-24 03.21.19

Clique aqui para fazer o teste.

Quem souber de algum teste de traffic shaping pra streaming HLS na porta 80 via HTTP, favor avisar. É de meu interesse.

Preciso também de uma ferramenta que mostre se há traffic shaping para um determinado IP. Certa vez fui acessar um conteúdo e tudo era muito lento, mas aí tive a brilhante ideia de mudar o meu IP fixo para outro e fui atendido. Só foi o IP ser modificado e o conteúdo ficou rápido. Traffic shaping? Bingo! Não fique pensando que traffic shaping existe apenas em bittorrent.

Abraços a todos,

Author

Rodrigo Calado é sócio-fundador e CTO do Gran Cursos Online. Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília e cursou MBA em Gestão e Empreendedorismo pela FGV. Possui convicta paixão pela área de tecnologia, educação digital, concursos públicos e empreendedorismo.

Write A Comment