Capa -> Linux -> SSH -> Saiba como resolver o problema de queda de conexão, após 5 minutos de inatividade, em acesso remoto ao SSH por meio do provedor NET VIRTUA no MacOS Sierra

Saiba como resolver o problema de queda de conexão, após 5 minutos de inatividade, em acesso remoto ao SSH por meio do provedor NET VIRTUA no MacOS Sierra

Prezados/as,

Recentemente mudei a internet da minha residência da Oi em velocidade de 10 Mb/s para um plano da Net Virtua de 240 Mb/s. Como eu acesso servidores SSH todos os dias, fiquei extremamente irritado com o fato das quedas de conexão após 5 minutos de inatividade.

O meu primeiro passo, embora seja sysadmin e tenha 16 anos com infraestrutura, como bom cidadão, foi ligar para a Net e tentar conversar com algum engenheiro sobre o caso, mas nem mesmo o suporte mais elevado entendia a obviedade.

O jeito foi resolver sozinho e, neste caso, basta realizar o seguinte procedimento.

Edite o arquivo .ssh/config (ao menos no meu Sierra ele não existia) e adicione a seguinte linha de comando:

ServerAliveInterval 60

Este comando fará com que você, a cada 60 segundos, envie um pacote TCP para o servidor SSH ao qual está conectado, assim você jamais será desconectado, a não ser que realmente sua conexão sofra uma queda geral por mais de 5 minutos.

Finalmente o problema foi resolvido. Embora bastante simples, são 21 anos de acesso à internet sem precisar fazer isso com conexões via BBS, Oi, Vivo etc.

Sobre Rodrigo Calado

Rodrigo Calado é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília, co-fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional e pesquisador. Possui convicta paixão pela área de infraestrutura, ensino a distância, concursos públicos e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top