Capa -> Linux -> Saiba como gerar a página inicial (index) de seu site PHP em HTML com simples comandos

Saiba como gerar a página inicial (index) de seu site PHP em HTML com simples comandos

Se você possui um site PHP em que a página inicial faz consulta ao seu SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) e esta página é acessada simultaneamente por milhares de usuários, a sugestão é deixar de onerar o servidor da aplicação sem precisar processar o PHP por milhares de usuários e deixar de onerar o banco de dados com milhares de queries simultâneas.

Como fazer isso?

Basta deixar o comando abaixo em sua cron:

*/1 * * * * /usr/bin/wget -q -O /home/usuario/public/index_temp.html http://www.dominio.com.br/index.php;mv /home/usuario/public/index_temp.html /home/usuario/public/index.html

O comando acima, de 1 em 1 minuto, vai gerar um arquivo em HTML (index.html) de sua página inicial em PHP e substituir o antigo pelo novo.

Passo-a-passo:

1º) O wget vai gerar um arquivo temporário da página inicial para que o site não fique fora do ar, caso eliminássemos primeiro o index.html. O HTML será gerado passando o index.php na url do site, caso você não passe explicitamente o index.php, por default ele vai gerar o temp do index em cima do próprio index.html;

2º) O comando mv vai mover o arquivo temporário da index que é criado de 1 em 1 minuto para o arquivo default que é index.html.

Você perceberá a diferença ao acessar a página inicial do site sem onerar o servidor da aplicação e nem o do banco de dados. Isso ocorre apenas 1 vez por minuto.

Criado por Gustavo Guarda.
Adaptado por Rodrigo Teles Calado.

Sobre Rodrigo Calado

Rodrigo Calado é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília, co-fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional e pesquisador. Possui convicta paixão pela área de infraestrutura, ensino a distância, concursos públicos e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top