Capa -> Tecnologia da Informação -> O que é o MTR (Matt’s traceroute)? Saiba como utilizá-lo e entenda que o ping e o traceroute separados não lhe ajudam…

O que é o MTR (Matt’s traceroute)? Saiba como utilizá-lo e entenda que o ping e o traceroute separados não lhe ajudam…

O MTR combina a funcionalidade dos teste de ping e traceroute em uma única ferramenta de diagnóstico.

Como ping, envia “echo” pacotes de sua máquina para a máquina alvo para medir a latência e perda de pacotes ao longo do caminho de rede e exibe continuamente estatísticas atualizadas em tempo real como ele opera.

Como traceroute, ele mostra os nomes ou endereços IP de cada máquina ao longo do caminho de rede, também atualiza as estatísticas para cada máquina.

Com se pode verificar, o comando mtr fornece estatísticas relativas à perda de pacotes e tempos de trânsito em cada segmento de rede. As estatísticas são atualizadas continuamente ou por tempo determinado.

Host – ip ou nome da máquina;
Loss% – porcentagem de pacotes perdidos;
Last – Tempo de resposta do último pacote enviado;
Avg – tempo médio de todos os pacotes da estatística;
Best – Melhor tempo;
Wrst – (Wrost) Pior tempo;
StDev – (Standard Deviation) desvio-padrão.

Segue um exemplo de comando:

mtr -r -c 300 -w www.rodrigocalado.com.br

Principalmente por meio do Loss%, você conseguirá identificar o salto com maior porcentagem de erro ou se há algum problema na rota entre o IP de origem e o IP de destino.
Este comando vai executar o MTR por 5 minutos do seu endereço de IP ao domínio do meu blog www.rodrigocalado.com.br

Após os 5 minutos, será emitido o resultado, assim você poderá checar se houve perda de pacotes entre os saltos, melhor ping, pior ping e etc.

Este comando ajuda aos administradores de rede na hora da escolha de um link de internet para hospedar suas aplicaçòes, verificação das rotas entre empresas filiais à matriz que administra e etc.

Enjoy!

Sobre Rodrigo Calado

Rodrigo Calado é graduado em Gestão da Tecnologia da Informação, pós-graduando em Governança de TI pela Universidade Católica de Brasília, co-fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional e pesquisador. Possui convicta paixão pela área de infraestrutura, ensino a distância, concursos públicos e empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top